sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Domingo Montanaro




Renomado especialista em resolução de crimes cibernéticos participa de Seminário
Domingos Montanaro, perito em elucidar crimes praticados nos meios eletrônicos, foi o responsável pela segunda palestra de hoje, dia 25/10, no Seminário de Pauta do Sindpd. Durante sua participação, ele explicou os principais métodos utilizados pelos criminosos e apresentou números alarmantes do prejuízo causado por essas pessoas mal intencionadas. Segundo dados da Febraban, os bancos perderam com fraudes eletrônicas em 2011 cerca de 1,5 bilhão de reais.
O palestrante mostrou que desde os primórdios da internet até hoje nenhum sistema é completamente seguro. Montanaro introduziu o conceito da cultura hacker e a dividiu em dois momentos. O primeiro, que vai até o ano de 2006, ele rotulou como romantico. Depois deste fase, Montanaro classifica o movimento como financeiro e ideológico.”No início as pessoas, os grupos de hackers, invadiam sistemas por diversão, para mostrar que a estrutura de segurança na internet era frágil. O que vem depois é um negócio criminoso que movimenta cifras estratoféricas”, avalia.
Hoje em dia, os grupos de hacker que praticam crimes cibernéticos por interesse financeiro são descentralizados. “Eles não tem pátria, religião ou opção política, a motivação é o dinheiro”, relata Montanaro. Um dos principais instrumentos utilizados para possibilitar os golpes é o botnet. Trata-se da uma rede de computadores – as vezes podem ser milhares deles – que são infectados e se tornam robos ou zumbis, funcionando para o interesse dos criminosos, muitas vezes sem que o usuário perceba.
Com o computador infectado, há risco de fraudes bancárias, estelionato, espionagem industrial, concorrência desleal e spam. Existem quadrilhas especializadas nestes ilícitos.
Os grupos com motivação ideologica são aqueles que, por alguma razão que não seja puramente financeira, utilizam os conhecimentos hackers como forma de pressão política e como um ferramenta de barganha para obter sucesso em reivindicações diversas. Para isso eles realizam sabotagens, derrubam sites, atacam imagens de empresas, pessoas e instituições.
Para Domingo Montanaro sempre devemos partir do pressuposto que os sistemas eletrônicos são falhos e podem ocorrer invasões. Por isso, ao final do evento o palestrante falou sobre as melhores práticas para coletar evidências de invasões hackers.
A apresentação, que serviu para reciclar o conhecimento dos convidados sobre os riscos dos sistemas eletrônicos, foi muito bem avaliada pelos diretores do Sindpd. “Como somos da área de sistemas, é muito bom termos esse conhecimento. Bom para nós e para a categoria. O palestrante alertou sobre os perigos da internet, até mesmo coisas simples como abrir um arquivo desconhecido no e-mail”, comentou a diretora Isabela Tsai Kawase. Para Daniel Forini, diretor da reginal do Sindpd em Araraquara, a apresentação foi importante para reforçar que precisamos tomar precauções sempre. “De fato, foi uma palestra bastante enriquecedora.”
O evento, que começou na última quarta-feira (24/10) e é realizado no hotel Jaraguá em São Paulo, terá três dias de duração. A meta é elaborar uma pauta de reivindicações para ser debatida em assembleias com os trabalhadores. Posteriormente, a proposta será encaminhada ao sindicato patronal, dando proseguimento à Campanha Salarial 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário